Rio - Sem poder contar com Fernando Couto e Davids, respectivamente, Portugal e Holanda têm partidas decisivas neste sábado pelo Grupo 2 das Eliminatórias. As duas seleções ocupam a vice-liderança, com 11 pontos, três a menos do que o líder Eire. Os portugueses têm um jogo a menos do que seus dois principais concorrentes.
Em Dublin, o Eire quer ganhar de Portugal para ficar próximo de disputar sua primeira grande competição desde a Eurocopa de 1988. Os visitantes terão o desfalque do capitão Fernando Couto, suspenso pela Fifa pelo uso de nandrolona. A mesma situação vive o meia Davids, que não poderá ajudar a Holanda contra a Estônia, quarta colocada, fora de casa.
Mesmo atuando na Irlanda, a seleção portuguesa promete partir para o ataque em busca de uma vitória que lhe dará a liderança do grupo. “Sabemos que essa partida é fundamental para o nosso objetivo, que é a classificação para o Mundial. Temos todas as condições de vencer e assumir a primeira colocação”, disse o técnico Antonio Oliveira, que também não poderá escalar o meia Sergio Conceição, com uma lesão nas costelas.
Portugal deverá jogar Quim, Frechaut, Jorge Costa, Litos e Rui Jorge; Paulo Bento, Petit e Figo; Rui Costa e Pedro Barbosa; Pauleta.
Se Portugal ganhar, a Holanda também poderá ficar no topo do grupo caso faça a sua parte e supere a Estônia, que soma sete pontos. Além de Davids, o técnico Louis Van Gaal também terá o desfalque de Van Bommel, com o dedão quebrado. Embora respeitem o adversário de hoje, os holandeses já estão pensando no próximo jogo, contra o Eire.
A Holanda deve atuar com Van der Sar; Reiziger, Frank de Boer, Hofland e Melchiot; Zenden, Paauwe e Cocu; Kluivert, Van Nistelrooy e Overmars.