Rio - A Seleção Brasileira feminina de basquete está se preparando no Centro de Treinamento do COC, em Ribeirão Preto (SP), para o 27º Campeonato Sul-americano, que ocorre de 9 a 17 de junho, em Lima (PER). As 16 atletas convocadas pelo técnico Antônio Carlos Barbosa ficarão treinando em tempo integral até o embarque, que será na próxima quinta-feira.
“Está sendo bom treinar em Ribeirão, pois o Centro de Treinamento do COC possui toda a estrutura necessária para a nossa preparação, sem falar que a quadra de jogo é muito boa", disse a jogadora Adriana, destaque do grupo e eleita a melhor jogadora do último Campeonato Estadual.
O grupo que parte para esta competição apresenta uma mescla entre jogadoras já experientes e outras que ainda não vestiram a camisa do time principal. Não fazem parte da relação as seis atletas que estarão disputando a quinta edição da W-NBA (liga profissional norte-americana) Alessandra, Cintia Tuiú, Claudinha, Helen, Janeth e Kelly.
No entender do técnico Antônio Carlos Barbosa, as jogadoras que estão no exterior fazem falta. "Com certeza, fazem falta. Mas, é uma grande oportunidade para que novas atletas possam estar servindo à seleção", disse o treinador, feliz pelo aumento de opções para o trabalho futuro do time brasileiro.
O Brasil estréia na competição no dia 9 de junho contra a Venezuela. Nas 26 edições anteriores, as brasileiras venceram 17 vezes e buscam o oitavo título consecutivo.