CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Últimas Notícias
 Classificação
 Pilotos
 Equipes
 Circuitos
 Galeria de carros
 Calendário
 Todos os campeões
 Papel de parede
 Guia GP Brasil
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Fórmula 1
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Última vitória de Piquet na F-1 completa dez anos
Sábado, 02 Junho de 2001, 01h58

São Paulo - Dois de junho de 1991. Última volta do GP do Canadá, em Montreal. O inglês Nigel Mansell lidera com 50 segundos de vantagem e acena para o público, certo da vitória. Na penúltima curva o motor estoura. Piquet, que vinha em segundo, passa o piloto da Williams e, com a sua Benetton vence a corrida.

A vitória do tricampeão, a última de sua carreira, fechou uma série de sete consecutivas de brasileiros. Antes, Piquet vencera duas (Japão e Austrália em 90), e Ayrton Senna quatro (EUA, Brasil, San Marino e Monaco). Com isso, o país se igualou à Itália e Inglaterra como aqueles com mais vitórias seguidas na F-1.

Dez anos depois o panorama brasileiro na F-1 mudou. Depois daquela série, quebrada no GP do México por Nigel Mansell, oBrasil obteve mais onze triunfos, dez com Senna entre 91 e 93. Depois disso, apenas uma corrida foi vencida por um brasileiro (Rubens Barrichello, Alemanha- 2000).

Sem campeões, com corredores que não chegam às escuderias de elite, exceto Barrichello – segundo piloto da Ferrari –, o Brasil está longe do brilho que o levou a ganhar oito títulos mundiais. Assim como Mansell há exatos dez anos, parece que o motor brasileiro parou na estrada.

“Acelera que o Mansell está parando!”

Essa foi a informação que Piquet recebeu pelo rádio na última volta do GP do Canadá. Ele, que nas duas corridas anteriores havia abandonado na primeira volta, tratou de aproveitar a quebra de motor do leão inglês. Venceu a corrida, marcou dez pontos e pulou para 16, ficando em segundo lugar. O líder era Senna, 40 pontos. Foi a última vez que pilotos do Brasil faziam a dobradinha nos primeiros lugares. A vitória fez o Brasil chegar às 68 vitórias em 505 GPs. À sua frente, apenas Inglaterra (76) e a França (70).

Na entrevista, Piquet relembrou que era comum Mansell quebrar e ele vencer. Havia sido assim na corrida do tri de 87 e na vitória no GP do Japão, em 90. O primeiro da série de sete vitórias consecutivas.




Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Nelson Piquet
Acidente no Brasil rende caixa de champanhe para Alesi
Piquet vai participar das Mil Milhas de Interlagos
Piquet se compara a Jack Brabham
Veja lista completa