Rio - Depois de uma boa apresentação nos treinos livres dessa sexta-feira, quando ficou com o terceiro melhor tempo, o piloto brasileiro Alexandre Barros larga neste domingo na quinta posição do GP da Itália, categoria 500cc. A prova vale pela quinta etapa do Mundial de Motovelocidade, em Mugello (ITA).A pole position ficou com o líder da temporada, o italiano Valentino Rossi, que fez 1min52s554. Na segunda colocação larga o americano Kenny Roberts Jr. (1min52s688), seguido do italiano Loris Capirossi (1min52s834).
Barros vem fazendo uma temporada irregular. O piloto da Honda está em oitavo na classificação geral, com 35 pontos. A temporada está sendo dominada por Rossi, que venceu as três primeiras etapas. A última prova, em Le Mans, na França, teve como vencedor o italiano Max Biaggi.
Na categoria 250cc, o japonês Tetsuya Harada, da equipe Aprilla, ficou com a pole, seguido pelo seu companheiro de equipe, o italiano Marcellino Lucchi. Em terceiro ficou o piloto inglês Jeremy McWilliams. César Barros, irmão de Alexandre, larga na última posição do grid.
César, único representante brasileiro nas 250cc, sofreu um acidente a mais de 200km/h nos treinos livres de quinta-feira, mas teve apenas ferimentos leves.