Londres - O chefe da Williams, Frank Williams, exigiu a revisão dos contratos da parte técnica das equipes da Fórmula 1 nesta segunda-feira, por causa de uma disputa acirrada entre a McLaren e a Jaguar pelos serviços do projetista Adrian Newey.
Williams disse que há necessidade de que os contratos sejam cumpridos para que as equipes protejam suas ``propriedades intelectuais''.
A Jaguar anunciou na sexta-feira que Newey, o melhor projetista da Fórmula 1, assinara com a equipe, mas algumas horas depois, a McLaren emitiu uma nota dizendo que ele não sairia da McLaren.
Desde então, a Jaguar tem ameaçado processar a McLaren e Newey depois de perder os serviços do diretor técnico.
''Precisamos ver se podemos estender isso (contrato de reconhecimento) para os técnicos assim como para os pilotos, talvez para os três melhores da parte técnica'', disse Williams na exibição anual Motor Expo em Londres.
''É simplesmente porque você paga os melhores por causa de seus talentos e também por sua fidelidade. Mas se alguém faz uma proposta três vezes mais faltando mais de dois anos para o fim do contrato, a dificuldade é que essas pessoas são propriedades intelectuais de uma equipe'', disse Paul Stoddard, chefe da Minardi.
''Se você investe quatro milhões de dólares em um profissional por ano que é realmente bom no serviço, e depois metade desse dinheiro sai pela culatra porque alguém ofereceu mais, não ajuda ninguém. Inflaciona todos e eventualmente a Fórmula 1 se tornará inviável'', disse Stoddard, que mês passado perdeu seu diretor técnico, Gustav Brunner, para a equipe Toyota por 11 milhões de dólares.
Um contrato de reconhecimento já esta preparado para ajudar a prevenir ``propostas indecentes'' aos pilotos. Williams também explicou que ao perder um profissional como Newey, seria uma perda significante para qualquer equipe. Newey foi diretor técnico da equipe de Williams por sete anos, na época que eles ganharam quatro campeonatos com pilotos e cinco pela montadora. ''Perder alguém desse cacife (Newey) é uma impacto substancial para a equipe'', explicou Williams.