Rio - O meio-de-rede Gustavo Endres vai aproveitar as próximas partidas da Seleção masculina de vôlei pela Liga Mundial para começar a se despedir da torcida brasileira. O jogador está se transferindo para a Itália, onde atuará ao lado de Giba, pela equipe do Ferrara.
"Já vinha perseguindo este sonho há dois anos, mas as negociações não se concretizaram. Desta vez, deu tudo certo", festejou o atacante, que na última temporada atuou pela equipe do Banespa (SP).
Gustavo embarca para a Europa acompanhado da esposa Raquel e do filho Erick e já começou a se informar sobre as tradições italianas. "Conversei com o Nalbert, que defende o Macerata, e ele me contou algumas coisas engraçadas, como por exemplo: é proibido sair com o cabelo molhado do vestiário. Com isso, o secador entra em ação. No jantar, os atletas só podem se levantar depois do técnico. Estas frescuras não existem por aqui, mas com isso me acostumo rápido".
Brincadeiras à parte, ele tem consciência da grande cobrança sofrida pelos estrangeiros que atuam na liga. "Temos de que ser sempre os melhores em quadra. É pressão o tempo todo, mas sei que se demonstrar interesse e continuar com o mesmo voleibol que apresentei aqui, não terei problemas".
As últimas oportunidades para a torcida brasileira conferir a performance de Gustavo antes da mudança para Itália serão neste fim de semana, em Fortaleza (CE), onde a Seleção enfrenta a Holanda pela Liga Mundial, e no Torneio Classificatório para o Mundial de 2002, que será realizado em São Caetano do Sul (SP), de 27 a 29 de julho.