São Paulo – Depois de começar perdendo, Kim Clijsters obteve uma virada heróica e fez história nas quadras de Roland Garros nesta quinta-feira. Ela se transformou na primeira belga a chegar à final do Aberto da França. Na semifinal, derrotou a compatriota Justine Henin.
Clijsters, que completa 18 anos nesta sexta-feira, perdeu o primeiro set por 6/2. Mas reagiu ganhando os seguintes por 7/5 e 6/3. Agora, pega na decisão a vencedora da partida entre a americana Jennifer Capriati e a suíça Martina Hingis.
Um pouco mais experiente, Henin, 19, começou a partida de forma arrasadora não dando qualquer chance à sua compatriota. Elas são de partes diferentes do país. Henin é do lado francês da Bélgica e Clijsters é flamenga.
No segundo set, Henin teve a chance de liquidar o jogo. Conseguiu uma quebra logo no começo e seguiu em vantagem até 4 a 3. Porém, na reta final, Clijsters ‘acordou’, conseguiu quebrar o saque da rival por duas vezes e provocou a realização do set desempate. Com mais confiança, Clijsters impôs a força de seu jogo no final.