Rio - Uma luta entre um tradicional ganhador de títulos baianos contra um novato, que além do ímpeto para surpreender, ainda tem a antagem de jogar por dois empates. Esse é o panorama da decisão do Campeonato Baiano deste ano, que reunirá o Bahia, com mais de 40 títulos estaduais, e o Juazeiro, que eliminou o Vitória nas semifinais e que em cinco anos de existência quer conquistar o seu primeiro campeonato.
A final também marcará o encontro de dois velhos conhecidos: Sapatão, técnico do time do interior, foi zagueiro do Bahia nas décadas de 70 e 80 e foi dirigido por Evaristo de Macedo, que comanda a equipe da capital. Sapatão, ex-zagueiro do próprio tricolor baiano, aponta inclusive Evaristo como um dos maiores treinadores que conheceu.
O técnico do Bahia deve ter a volta de quatro titulares neste jogo: o goleador Nonato, o zagueiro Jean Elias, que foram poupados na última partida, e mais o volante Preto e o meia Alex Oliveira, que estavam machucados. Caso os dois últimos não possam jogar, Ramos e Claudinho estão de sobreaviso para permanecer na equipe. Os desfalques serão o meia Luis Carlos Capixaba, com torção no tornozelo direito e o lateral-direito Japinha, que fraturou o dedo mínimo do pé direito. Apenas Capixaba tem chance de voltar no segundo jogo, em Juazeiro.
O Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Baiana puniu o atacante Nonato com três jogos de suspensão, mas a Departamento Jurídico do clube conseguiu um mandado de garantia para que ele possa jogar as duas partidas decisivas.
Embalado com a conquista da classificação, Sapatão afirma que o Juazeiro vai enfrentar o Bahia na Fonte Nova disposto a vencer. O técnico garantiu que não tem medo do tricolor e que sua equipe está preparada para qualquer tipo de jogo. Sapatão não poderá contar com o zagueiro Márcio e o meia Mazinho, ambos suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O técnico aproveita para fazer mistério. Ele tem duas opções para o lugar de Márcio, que são Ricardo ou Cocada, e para a meia, deve escalar Alan, que estava machucado e já Janílson, o artilheiro do time juntamente com Hailton, com 15 gols, cumpriu suspensão na partida de quarta-feira contra o Vitória e volta à equipe. O lateral-direito Toni também cumpriu suspensão no jogo passado e pode voltar, mas Sapatão despista com a possibilidade de pôr Dedé na posição. Outra dúvida é entre Adelso e Carneirote.
Nos dois confrontos entre Juazeiro e Bahia, pelo Estadual deste ano, a equipe do interior perdeu para o Bahia por 5 a 2, em Salvador, mas depois se vingou em casa, vencendo por 4 a 1.