São Paulo - O Grêmio tomou um susto neste domingo. O Corinthians chegou a fazer 2 a 0 no estádio Olímpico, em Porto Alegre, na primeira partida das finais da Copa do Brasil. Mas o Tricolor Gaúcho buscou o empate por 2 a 2.
No jogo de volta no próximo domingo, no estádio do Morumbi, em São Paulo, quem vencer leva o título. Empate por até 1 a 1 dá a vaga para o Corinthians. Se der empate por 3 a 3, ou mais, a taça fica com o Grêmio. 2 a 2 força a decisão nos pênaltis.
Na próxima partida, Marcelinho Paraíba volta à equipe gaúcha, depois de cumprir suspensão. Por outro lado, Eduardo Costa, do Grêmio, e André Luiz, do Corinthians, estão fora, pois receberam o terceiro cartão amarelo.
A partida começou com muita marcação. O time da casa teve boas chances de abrir o placar - principalmente cavando faltas na entrada da área. Em uma dessas jogadas, Anderson Lima cobrou falta no ângulo, Maurício fez grande defesa, aos 19min. Sete minutos depois, novamente Anderson Lima cruzou da direita, Luis Mário bateu de primeira. Maurício fez outra boa defesa.
A sorte pendeu para o lado corintiano aos 28min. Marcelinho chutou de longe, Marinho desviou de cabeça e enganou Danrlei. O Grêmio seguiu tentando com as faltas perto da área, mas Zinho e Anderson Lima não acertaram o pé.
O Timão começou o segundo tempo como se estivesse atrás no placar. Aos 3min, Marcelinho invadiu a área pela direita, com liberdade, e chutou cruzado. A bola foi para fora, com muito perigo.
Dois minutos depois, o ataque corintiano acertou a pontaria. Muller dominou na área, limpou a marcação de dois zagueiros e mandou para as redes, num belo gol.
O Grêmio sentiu o golpe. A equipe gaúcha tentou partir para cima sem nenhuma organização. Mas a sorte que premiou o Corinthians no primeiro tempo caiu para o lado do Grêmio. Aos 19min, Marinho recebeu na área e chutou em cima de Rogério. A bola sobrou para Luis Mário, que só empurra para as redes.
O gol animou o Tricolor Gaúcho, que quase empatou aos 23min. Em um cruzamento da esquerda, Cláudio cabeceou e Maurício fez grande defesa. Um minuto depois, Maurício, que salvou o Corinthians na jogada anterior, entregou o empate Luis Mário chutou de longe, o goleiro deixou a bola passar e levou "um frango".
Luxemburgo tentou empurrar sua equipe para frente logo depois que tomou o gol. O técnico colocou o atacante Gil no lugar do volante André Luiz. A substituição não deu certo e Luxa colocou Pereira no lugar de Marcelinho, aos 42min, segurando o empate.