Paris – Os jornais franceses coroaram em suas edições desta segunda-feira o brasileiro Gustavo Kuerten como o rei do saibro. No domingo, o brasileiro conquistou pela terceira vez (segunda consecutiva) o Aberto da França, em Roland Garros.
E1e só não dominou as páginas esportivas da imprensa local por causa do futebol. Guga dividiu as manchetes com a seleção da França que, também no domingo, faturou a Copa das Confederações.
O “Liberation” foi mais longe: “Kuerten, Deus do saibro”. Além dos elogios ao brasileiro, registrou o comportamento de Alex Corretja, derrotado por Guga no domingo. O tenista chegou a discutir com a torcida. “Corretja fez seu jogo habitual mas deixou de agradecer o apoio do público”, afirmou.
O jornal especializado em esportes “L’Equipe” foi lacônico em seu título: Três. “Pela qualidade do jogo praticado em toda a competição e especialmente contra Juan Carlos Ferrero (nas semifinais) o brasileiro deu provas de sua superioridade no saibro”, disse o diário.
O “L’Equipe”, no entanto, afirma que, para ser um “campeão total”, o brasileiro ainda precisa ganhar títulos do Grand Slam em outras superfícies.
O “Le Parisien” saiu com a manchete: “Kuerten, o rei de Roland Garros”. No texto, o diário chama o brasileiro de príncipe do saibro ao se igualar a tenistas como Henri Lacoste, Ivan Lendl e Mats Wilander com três conquistas nas quadras do aberto francês.
O “Le Figaro” foi sucinto: “Nada resiste ao brasileiro sobre essa terra.”