Curitiba - O técnico Paulo Bonamigo esteve para o Paraná no Campeonato Paranaense assim como Geninho esteve para a Copa João Havelange. É bem certo que o Tricolor não chegou a ser campeão nesse ano, como fora com Geninho no Módulo Amarelo ano passado.
Entretanto, assim como no segundo semestre de 2000, o Paraná ressurgiu mediante o comando de seu técnico. Tanto que de um time desacreditado e oscilante, chegou à final do estadual. E com méritos.
Agora, Bonamigo terá que armar novamente a sua equipe para o Brasileiro. Cinco jogadores já foram embora, entre eles os meias-atacantes Reinaldo e Almir, peças que eram consideradas fundamentais para o treinador. Mesmo assim, a perspectiva continua boa. Depende apenas de muito trabalho.
O que mais o agradou na equipe desde sua chegada?
BONAMIGO: Fiquei muito contente com a atitude dos jogadores. Conseguimos reverter o quadro. Pena que não fomos campeões, que seria a coroação. Mas o mais importante foi que isso não foi por falta de esforço.
Como foi trabalhar psicologicamente um grupo abalado?
B: Eu acho que esse resgate da confiança foi muito importante. Tanto que os nossos adversários e a própria imprensa passaram a nos respeitar mais. No futebol temos que procurar sempre esse filtro de vontade, de superação.
E até onde vai a sua influência nessa ascensão?
B: Os jogadores viram que eu não vim só para acrescentar no meu currículo. Vim para deixar a minha marca para os torcedores sempre se lembrarem das minhas características. Eu acho ruim quando o treinador chega a um clube e você (torcedor) nem se lembra dele logo mais à frente.
Mas você já encontra dificuldades de cara para isso, já que cinco jogadores se foram...
B: Sem dúvida precisamos repor essas peças, já que perdemos jogadores como o Reinaldo e Almir, com quem eu esperava contar. A princípio vamos procurar preencher essa "mão cheia". Depois, vamos seguir um planejamento feito com a diretoria.
Você vem elogiando os seus reservas e os testou contra o Joinville. Qual foi a avaliação deles?
B: Eles mostraram que irão nos ajudar muito no Brasileiro