Rio - O australiano Patrick Rafter ficou com a última vaga nas quartas-de-final do Torneio de Halle, na Alemanha. O cabeça-de-chave número 2 da competição derrotou nesta quinta-feira o romeno Andrei Pavel, por um duplo 6/3.
Rafter enfrentará nesta sexta-feira o suíço Roger Federer, sexto cabeça-de-chave, que venceu o alemão David Prinosil, campeão do torneio no ano passado, por 2 sets a 0 (7/6 (10/8), 7/5).
O sueco Thomas Johansson, sétimo pré-classificado, passou pelo seu compatriota Magnus Larsson, por um duplo 7/5, e terá pela frente o também sueco Jonas Bjorkman, que ganhou do alemão Nicolas Kiefer, por 2 sets a 1 (7/6 (7/3), 6/7 (4/7), 7/6 (7/1)).
O francês Fabrice Santoro e o alemão Lars Burgsmuller farão um dos jogos desta sexta-feira. Nas oitavas-de-final, Santoro derrotou seu compatriota Sebastien Grosjean, terceiro cabeça-de-chave, por um duplo 7/5; Burgsmuller também eliminou um francês, Jerome Golmard, por 2 sets a 1 (4/6, 6/4, 7/5).
O outro confronto das quartas-de-final será entre o russo Yevgeny Kafelnikov, cabeça-de-chave número 1 e bicampeão do torneio em 1997 e 1998, e o francês Nicolas Escude. Ambos já haviam garantido suas vagas na quarta-feira.
O Torneio de Halle tem premiação de US$ 1 milhão, é disputado em quadras de grama e dá ao vencedor 50 pontos na Corrida dos Campeões e 250 no ranking de entradas.