Rio - O italiano Valentino Rossi, da Honda, venceu neste domingo o GP da Catalunha, 6ª etapa do Mundial de Motovelocidade na categoria 500cc. Outros dois pilotos da Itália completaram o pódio. Max Biaggi, da Yamaha, foi o segundo, à frente de Loris Capirossi, da Honda. O brasileiro Alexandre Barros errou quando era o segundo, levou um tombo da moto e abandonou.
Esta foi a quarta vitória de Rossi no campeonato. Com isso, ele chegou aos 116 pontos e se distanciou ainda mais na liderança do campeonato. Biaggi é o segundo, com 90, seguido por Capirossi, com 81. Barros se manteve com 60 pontos e caiu da quinta para a sétima posição.
Barros largou bem e pulou da quinta para a quarta posição. Jà na primeira volta, ele superou o japonês Norick Abe e passou à terceira colocação. Rossi, que largava na pole position, saiu mal e caiu para a penúltima posição.
O brasileiro partiu então para cima do japonês Shinya Nakano. Na sexta volta, ele conseguiu assumir a segunda colocação, mas a festa durou pouco. Duas curvas depois, Barros perdeu o controle de sua Honda e saiu da pista, perdendo qualquer chance de um bom resultado.
Com a saída do brasileiro, foi a vez do espanhol Sete Gibernau ir para a cima de Nakano. Para delírio da torcida local, o espanhol superou o japonês e assumiu a vice-liderança. No entanto, ele não conseguiu se aproximar muito de Capirossi.
Enquanto isso, Rossi começava a dar o seu show. Ele já ocupava a quarta colocação, mas não estava satisfeito. Rapidamente, ele superou Nakano e Gibernau e partiu para cima do líder da prova. Até que, a 13 voltas do fim, Capirossi não teve como resistir mais. Rossi retardou a freada no fim da reta e tomou a ponta.
A partir daí começou o passeio de Rossi. Ele foi se distanciando cada vez mais e deixando a briga para o segundo pelotão, onde Capirossi, Biaggi e Gibernau brigavam pela vice-liderança. A seis voltas do fim, Capirossi perdeu a posição no mesmo ponto de antes, desta vez para Biaggi. Mas já era tarde para reagir. Rossi estava absoluto e conquistou sua quarta vitória em seis provas.