Rio - Se a tradição faz da Alemanha o adversário mais complicado do Grupo B, em que também estão Iraque e Canadá, o Brasil não deverá encontrar nenhuma dificuldade para se classificar em primeiro lugar na fase inicial do Mundial Sub-20, na Argentina. Neste domingo, a Seleção Brasileira venceu com facilidade a Alemanha por 2 a 0, na estréia da equipe na competição, em Córdoba, no estádio Chateau Carreras. O atacante Robert marcou os dois gols. O próximo jogo será quarta-feira, contra o Iraque.
Além de fraco tecnicamente, o adversário não demonstrava organização tática em campo, o mínimo que se espera de uma equipe alemã. Embora os brasileiros estejam menos
acostumados ao esquema com três zagueiros, utilizado ontem pelas duas seleções, foram os europeus que se enrolaram com a formação. Por diversas vezes, a Seleção Brasileira levou perigo com jogadas pelas pontas, em lançamentos nas costas dos zagueiros. O primeiro gol, no entanto, saiu de jogada ensaiada em cobrança de escanteio, aos nove minutos. Robert não desperdiçou a chance e marcou. Aos 22, o Brasil chegou ao segundo graças a uma falha do goleiro Stark, que não conseguiu segurar a bola após um lançamento que foi
em sua direção. De frente para o gol, Robert só teve o trabalho de escolher o canto e marcar.
A Seleção poderia ter feito o terceiro aos 42, mas Adriano cabeceou para fora da entrada da pequena área. Dois minutos antes, Preuss obrigou Rubinho a fazer difícil defesa em chute de fora da área.
No segundo tempo, a Alemanha resolveu deixar a cautela de lado e partiu para o ataque. A ousadia fez com que pelo menos o Brasil passasse a ameaçar pouco o gol alemão. Com a iniciativa dependendo do adversário, a partida ficou desinteressante e com poucos lances de emoção. Mesmo assim, coube à Seleção a melhor oportunidade: aos 34, Léo recebeu de Kaká em contra-ataque e, apenas com o goleiro à sua frente, chutou para fora.