Rio - Após ser a supresa do Torneio de Queen's, disputado em Londres na semana passada, Gilles Elseneer voltou a se destacar em quadras de grama. O belga, número 323 do ranking de entradas, derrotou nesta quinta-feira o sueco Magnus Gustafsson, 54º colocado, por 2 sets a 1 (6/4, 6/7 (0/7), 6/0), se classificando para as quartas-de-final do Torneio de Den Bosch, na Holanda.
Elseneer, de 21 anos, terá nesta sexta-feira o maior desafio de sua carreira: ele enfrentará pela primeira vez um tenista do top-10. O belga jogará contra o australiano Lleyton Hewitt, número 6 do ranking e primeiro cabeça-de-chave em Nottingham. Hewitt venceu nesta quinta-feira o croata Goran Ivanisevic, que recebera um convite para disputar o torneio, por 2 sets a 0 (6/4, 7/5).
O Torneio de Queen's marcou a primeira participação do belga numa competição do ATP Tour. Por ter chegado às oitavas-de-final em Londres, ele ganhou 38 posições no ranking na última segunda-feira, subindo da 361ª para a 323ª posição.
As quartas-de-final em Den Bosch serão disputadas nesta sexta-feira e têm outros dois confrontos definidos: o argentino Guillermo Cañas, 61º colocado do ranking, enfrentará o belga Xavier Malisse, 56º; e o holandês Sjeng Schjalken, número 28 da lista, jogará contra o espanhol Tommy Robredo, 69º.
O Torneio de Den Bosch tem premiação de US$ 400 mil e dá ao vencedor 35 pontos na Corrida dos Campeões e 175 no ranking de entradas.