Brasília - O presidente Fernando Henrique Cardoso parece mesmo atormentado pela crise energética. Ele disse nesta quinta-feira que o futebol brasileiro tem que apresentar uma atitude mais enérgica para resgatar sua força.
"Para vencer no futebol é preciso colocar mais energia, para que o futebol volte à altura de suas tradições'', disse o presidente durante lançamento de um programa que pretende estimular a prática de esporte nas escolas públicas. ''É preciso sonhar, é preciso crer, porque é assim que se ganha'', disse Cardoso.
O presidente insistiu que "vamos vencer no futebol, mas não com pessimismo, não com maldade, não com desprezo pelo que se faz".
O futebol brasileiro anda desacreditado pela torcida devido aos últimos resultados nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 e na Copa das Confederações, competição que a seleção ficou em quarto lugar, atrás de França, Japão e Austrália.
Nas eliminatórias o Brasil ocupa a quarta posição e tem um jogo decisivo contra o Uruguai, no dia 1 de julho, em Montevidéu.