São Paulo - O alemão Michael Schumacher liderou praticamente de ponta a ponta, venceu o GP da Europa de F-1, em Nurburgring, na Alemanha, e passou a ter 24 pontos na liderança no campeonato. O brasileiro Rubens Barrichello fez tudo errado: largou mal, optou por uma estratégia de corrida errada e terminou a prova apenas em quinto lugar.
Montoya foi o segundo, seguido de Coulthard. Ralf Schumacher, que protagonizou uma briga com seu irmão no começo da prova, acabou prejudicado por uma punição por ter passado em cima da linha em uma saída de boxe e terminou em quarto.
Na largada, Schumacher conseguiu manter o primeiro posto. Rubinho, que era o quarto do grid, saiu mal e caiu para a sétima posição. O irmão mais velho da família Schumacher conseguiu um pouco de vantagem no início. A partir da 20ª volta, Ralf passou a pressioná-lo.
Na 28ª, os dois foram para o boxe juntos. Montoya assumiu a ponta por menos de uma volta, já que em seguida foi para o pit stop também. Schummy já liderava novamente na 29ª. Ralf estava em terceiro, entre eles havia David Coulthard. O piloto da Williams não demorou para ultrapassar o rival da McLaren.
Quando Ralf tentava se reaproximar de seu irmão, veio a notícia da punição. O piloto da Williams teria passado em cima da linha na saída do boxe e foi obrigado a fazer o stop and go (parada obrigatória no boxe por 10 segundos).
Montoya, que havia se aproveitado da parada de Coulthard no boxe, assumiu o segundo posto, mas não chegou a ameaçar Schumacher. Na 54ª volta, os dois foram para o boxe pela segunda vez e não houve alteração de posição até o fim e alemão pôde chegar a sua quinta vitória na tempoarada.
Rubinho, que optou por uma única parada, chegou a ocupar a terceira posição, mas quando foi para o boxe acabou caindo para quinto, onde terminou a prova. O brasileiro fez uma única ultrapassagem, sobre Hakkinen, durante toda prova.
Luciano Burti foi o outro brasileiro que completou a prova, ficando em 12º. Tarso Marques e Enrique Bernoldi abandonaram.
Com o resultado, Schumacher soma 68 pontos na liderança do campeonato. Coulthard é o segundo, com 44. Os dois pontos pelo quinto lugar mantiveram Rubinho em terceiro, com 26, um a mais que o quarto colocado, Ralf Schumacher.
VEJA TAMBÉM
As fotos da vitória de Schummy no GP da Europa
Como foi o GP DA Europa volta a volta