São Paulo – O piloto Roberto Pupo Moreno, da equipe Patrick, foi o melhor brasileiro classificado no GP de Portland da Fórmula Indy, disputado neste domingo no Oregon, Estados Unidos. Moreno chegou em segundo lugar, logo atrás do italiano Max Papis, da Rahal, que largara na pole-position. Christian Fittipaldi, da Newman/Haas, fez uma bela prova e chegou em terceiro. O quarto colocado foi outro brasileiro, Max Wilson.
A prova foi disputada sob chuva e repleta de bandeiras amarelas. De fato, nem chegou às 98 voltas programadas e terminou no tempo limite de 2 horas de prova.
Os demais brasileiros tiveram atuações diversas neste domingo. Max Wilson, da Arciero-Blair, foi o terceiro colocado. Helio Castro Neves, vice-líder do campeonato, rodou no início e chegou apenas em 17º. Gil de Ferran e Cristiano da Matta não foram bem. Cristiano rodou no início e chegou em décimo. Ferran foi o 13º.
O líder do campeonato, o sueco Kenny Brack, chegou apenas na 12ª colocação. Os demais brasileiros, Maurício Gugelmin, Bruno Junqueira e Tony Kanaan abandonaram a prova. Junqueira e Gugelmin foram vítimas de trapalhadas do canadense Paul Tracy, que se chocou contra Bruno nos boxes e envolveu Gugelmin em uma rodada.
RESULTADO DO GP DE PORTLAND:
1) Max Papis, Rahal
2) Roberto Moreno, Patrick
3) Christian Fittipaldi, Newman-Haas
4) Max Wilson, Arciero-Blair
5) Patrick Carpentier, Forsythe
6) Dario Franchitti, Green
7) Scott Dixon, Pacwest
8) Michael Andretti, Green
9) Oriol Servia, Sigma
10) Cristiano da Matta, Newman-Haas
11) Kenny Brack, Rahal
12) Alex Tagliani, Forsythe
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DEPOIS DE 7 ETAPAS
1) Kenny Brack, 76 pontos
2) Helio Castroneves, 69
3) Michael Andretti, 53
4) Cristiano da Matta, 49
5) Christian Fittipaldi, 46
6) Dario Franchitti, 45
7) Scott Dixon, 44
8) Gil de Ferran, 44
9) Paul Tracy, 40
10) Jimmy Vasser, 40
11) Max Papis, 38
12) Roberto Moreno, 36
13) Tony Kanaan, 34