Rio - O Barcelona fechou nesta segunda-feira a contratação do atacante Geovanni, do Cruzeiro, por US$ 18 milhões (aproximadamente R$ 40 milhões). O acordo só foi possível após o encontro entre os presidentes dos dois clubes: Zezé Perrella, do time brasileiro, e Joan Gaspart, da equipe catalã.
No mês passado, Barcelona e Cruzeiro haviam assinado um pré-acordo pela venda do brasileiro, primeiro jogador a ser contratado pelo time espanhol para a temporada 2001/2002.
A chegada de Geovanni ao seu novo clube será entre 2 e 5 de julho, depois da partida do Brasil contra o Uruguai, dia 1º do próximo mês, em Montevidéu, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2002. O contrato do atacante será de cinco anos e o Barcelona parcelará o valor em três vezes.
Segundo o procurador do jogador, Roberto Assunção, Geovanni está muito feliz com o negócio, especialmente pelo fato de ter sido indicado ao Barcelona pelo meia Rivaldo. Já Perrella não poupou elogios ao atacante. “Acabamos de vender o jogador mais promissor do futebol brasileiro”, disse ele, que descartou uma futura venda do lateral-esquerdo Sorín. “A torcida me mataria se também deixasse este jogador sair”.
O Barcelona já chegou a anunciar as contratações dos argentinos Riquelme, do Boca Juniors, e Saviola, do River Plate, para esta temporada. No entanto, as negociações dificilmente serão concretizadas.