Rio - Andy Roddick acabou com a invencibilidade de Thomas Johansson em quadras de grama nesta temporada, tirando o sueco do Torneio de Wimbledon. Campeão em Halle e Nottingham antes de chegar ao All England Lawn Tennis & Croquet Club, Johansson vencera seus 11 jogos anteriores na grama. Mas ele não conseguiu superar o americano, que o derrotou nesta quarta-feira por 3 sets a 1 (7/6 (7/1), 6/1, 4/6, 7/6 (7/3)).
Roddick enfrentará na terceira rodada o croata Goran Ivanisevic, que ganhou do espanhol Carlos Moyà, por 3 sets a 1 (6/7 (6/8), 6/3, 6/4, 6/4).
Roddick tem 18 anos, é o 33º colocado do ranking de entradas e está disputando o Torneio de Wimbledon pela primeira vez -- é a terceira competição de Grand Slam em sua carreira (ele foi eliminado na primeira rodada do US Open de 2000 e perdeu na terceira rodada do Aberto da França deste ano).
O jogador que vem sendo apontado como sucessor de Sampras e de Andre Agassi nos EUA ganhou este ano seus dois primeiros títulos do ATP Tour, ambos em seu país e em quadras de saibro. Ele foi campeão em Atlanta e Houston, conquistando dez vitórias seguidas.
Enquanto Roddick está dando seus primeiros passos no ATP Tour, seu adversário na terceira rodada luta para provar que ainda tem condições de disputar o Circuito Mundial. Ivanisevic, de 29 anos, foi vice-campeão do Torneio de Wimbledon em 1992, 1994 e 1998 e chegou a atingir a segunda posição do ranking mundial em julho de 1994.
Ele já conquistou 21 títulos do ATP Tour, mas não vence uma competição desde fevereiro de 1998, quando foi campeão do Torneio de Split, na Croácia. Ivanisevic ocupa atualmente a 125ª posição do ranking de entradas e recebeu um convite para disputar a chave principal em Wimbledon.