Rio - Nesta quinta-feira terá início o 13o. Mundialito de Tênis de Mesa, em sua fase de qualificação, que classificará atletas para chave principal. Os jogos acontecerão no Ginásio Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, a partir das 9h. Serão 26 atletas disputando 16 vagas pelo masculino individual e oito duplas masculinas que lutarão pelas oito vagas disponíveis. Já no feminino, as 16 atletas inscritas na qualificação do Individual estarão apenas definindo sua participação na categoria. Nas duplas femininas, não haverá qualificação.
O Brasil não conseguiu nenhum lugar no pódio nos três últimos mundialitos. Para este ano, no entanto, as expectativas são boas. Esta é, pelo menos, a opinião do presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Gaspar Pinto Azevedo. "Com as novas regras do circuito, os jogadores estão mais saturados. Acredito que dois de nossos atletas, Hugo Hoyama e Thiago Monteiro, tenham condições de conquistar posições. Mesmo porque, dois dos melhores mesa-tenistas da competição (Jean-Michel Saive e Werner Schalager) já perderam para o Hoyama".
O Mundialito terminará no próximo domingo. Paralelamente estará sendo realizado no Ginásio Mauro Pinheiro, o Poliesportivo, nesta quinta e sexta-feiras, o Mundialito das categorias Menores e Veteranos, que segundo o presidente da CBTM, dá oportunidade aos jovens e um maior contato com grandes atletas.