Rio - Com o término do Campeonato Europeu de Pólo Aquático no último domingo, o Brasil já sabe quais serão seus adversários no IX Mundial dos Desportos Aquáticos, de 16 a 29 de julho, em Fukuoka, no Japão.
Tanto no feminino como no masculino, os brasileiros não terão vida fácil. As meninas enfrentarão a Itália, pelo Grupo A, no dia 23 de julho, no último jogo da primeira fase. As outras partidas, já definidas desde abril, serão contra o Cazaquistão, dia 18; a Rússia, dia 19; os EUA, dia 21; e a Nova Zelândia, dia 22. A Itália terminou como vice-campeã européia, perdendo a final para a Hungria. A terceira colocada foi a Rússia e a quarta, a Grécia. O Grupo B é formado por Japão, Austrália, Hungria, Canadá, Grécia e Holanda.
No torneio masculino, faltava conhecer o quarto integrante do Grupo A, que já tinha Brasil, Iugoslávia e a Itália. A última vaga acabou ficando com a Eslováquia. Para passar para a segunda fase no Japão, os brasileiros terão de ficar entre os três primeiros do Grupo. As outras 12 equipes que disputam a competição foram divididas assim: Grupo B - Hungria, Grécia, Alemanha e Cazaquistão; Grupo C - EUA, Rússia, Holanda e Canadá; e Grupo D - Espanha, Croácia, Austrália e Japão.