São Paulo - O ``draft'' da NBA, a seleção de calouros para a liga profissional de basquete dos Estados Unidos, teve na noite de quarta-feira uma edição histórica no Madison Square Garden de Nova York.
Primeiro time a escolher, o Washington Wizards optou pelo ala/pivô Kwane Brown, de 19 anos, da Glynn High School. Ele se tornou o primeiro jogador na história do ``draft'' a ser selecionado como primeira escolha vindo diretamente do ensino médio (high school).
``Todos temos oportunidades para fazer algo grande, mas haverá bastante pressão em cima de mim como o primeiro jogador vindo do ensino médio a ser a primeira escolha'', disse Brown.
Depois foi a vez do Atlanta Hawks fazer história. Terceira equipe a escolher, o time chamou o ala espanhol Paul Gasol, do F.C. Barcelona, que deverá ser negociado com o Vancouver Grizzlies.
Gasol, de 20 anos, foi o terceiro escolhido no draft. Nunca um jogador estrangeiro tinha sido chamado tão rapidamente na seleção sem ter jogado no basquete universitário norte-americano.
Outros estudantes escolhidos diretamente do ensino médio foram o ala Tyson Chandler, chamado pelo Los Angeles Clippers (segunda equipe a escolher) e que deve ser negociado com o Chicago Bulls, e o pivô Eddy Curry, escolhido pelo Bulls (quarta equipe). Com isso, três dos quatro primeiros jogadores selecionados vieram diretamente do ensino médio.