Rio - No primeiro rounde do Rio Surf International, terceira etapa do World Championship Tour (WCT), a divisão de elite do Mundial, disputadas neste sábado, na Prainha, os brasileiros Guilherme Herdy, Marcelo Nunes, Teco Padaratz, Leonardo Neves, Renan Rocha e Neco Padaratz venceram suas baterias de estréia e estão automaticamente classificados para o rounde 3. Neste domingo será disputada a repescagem, e os brasileiros classificados terão folga.
O líder do Mundial, Cory Lopez, e o havaiano Andy Irons foram alguns dos destaques entre os surfistas estrangeiros. A grande surpresa, porém, foi a vitória do carioca Léo Neves, bicampeão carioca e um dos convidados do campeonato, sobre o atual campeão mundial Sunny Garcia (Havaí) e Jake Paterson (Austrália). Mesmo contra dois grandes nomes do Tour, Léo aplicou marcação cerrada, dominou o pico e escolheu as melhores ondas.
“Ano passado também caí na chave do Sunny e as ondas não vieram. Demorou um ano, mas consegui. Na verdade ele nem surfou, a disputa foi mais com o Jake Paterson. Eles dois reclamaram muito de mim, que eu estava marcando, e tal. Mas isso é um problema deles”, afirmou.