Rio - A Costa Rica assumiu a liderança do hexagonal final das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2002 ao derrotar fora de casa a seleção de Honduras por 3 a 2, na noite deste domingo.
Além de assumir a liderança na competição com 13 pontos, ao lado dos Estados Unidos (que perderam para o México por 1 a 0, também neste domingo), os costarriquenhos quebraram um tabu de 40 anos sem vitórias sobre os hondurenhos fora de casa. A última vitória da Costa Rica em Honduras havia sido nas eliminatórias de 1961, para a Copa do Chile.
Mesmo jogando na casa do adversário, a Costa Rica mostrou desde o início que estava disposta a quebrar o tabu e não demorou para fazer 2 a 0, com gols de Paulo Wanchope, aos nove minutos, e de Rolando Fonseca, aos 12. A seleção local, no entanto, empatou o jogo ainda no primeiro tempo, com dois gols de Amado Guevara, aos 25 e 38 minutos, sendo o primeiro em cobrança de pênalti. O gol da vitória dos costarriquenhos só veio aos 37 minutos do segundo tempo, com Mauricio Solís.
Apesar da derrota, os hondurenhos permanecem na terceira colocação do hexagonal, com oito pontos, e com boas chances de classificação. A Jamaica também tem oito pontos, mas está em quarto porque perde para Honduras no saldo de gols. Os mexicanos aparecem em quinto, com sete pontos. Na lanterna está Trinidad e Tobago, que tem apenas um ponto.
Na sétima rodada do hexagonal, a Costa Rica joga fora de casa contra Trinidad e Tobago e os EUA recebem a seleção de Honduras, os dois jogos serão disputados no dia primeiro de setembro. Um dia depois a Jamaica joga em casa contra o México, completando a rodada.