Rio - O técnico da Seleção Feminina Adulta de Handebol, Digenal Cerqueira, ficou satisfeito com o sorteio dos grupos para o Mundial da Itália, de 4 a 16 de dezembro. O Brasil caiu no Grupo D, junto com Noruega, Eslovênia, Itália, Uruguai e Tunísia, e segundo o treinador - que também atua como diretor de esportes da Prefeitura de Medianeira-PR - as chances do Brasil passar para a próxima fase são grandes pois apenas os noruegueses se diferenciam, sendo, aliás, candidatos ao título. Em 1999, a Seleção Brasileira ficou em 16º lugar e o objetivo agora é ficar entre os 12.
"A Noruega é um time muito forte e sabemos que dificilmente venceremos esta seleção. O Uruguai é a equipe mais fraca e não acredito que até dezembro consigam crescer tanto a ponto de nos surpreender. A Eslovênia é uma incógnita, pois embora seja da mesma escola de Rússia e Iuguslávia, não possui a mesma tradição. Posso dizer que estamos equiparados à Itália e à Tunísia, que embora tenham mais facilidade de intercâmbio, são equipes sem tradição", analisou Cerqueira.
O técnico afirmou que pretende reunir a Seleção nas últimas semanas de julho, de agosto e de outubro para treinos, e sua intenção é viajar para a Itália com 10 ou 15 dias de antecedência para poder realizar alguns amistosos antes do Mundial.
"Em 1999 fizemos sete amistosos com times europeus e dois com a seleção australiana. Foi bom porque iniciamos o Mundial daquele ano mais acostumados com o estilo de jogo das adversárias e também com a forma de apitar dos árbitros de lá. Quero fazer o mesmo esse ano", disse Cerqueira, lembrando que foi mantida a base da seleção que disputou a Olimpíada de Sidney e os Jogos Pan-Americanos.
Os grupos para o Mundial da Itália:
Grupo A: Ucrânia, França, Dinamarca, Holanda, China e Macedônia.
Grupo B: Hungria, Romênia, Suécia, Angola, Congo e Espanha.
Grupo C: Rússia, Iuguslávia, Coréa do Sul, Japão, Áustria e Groenlândia.
Grupo D: Noruega, Eslovênia, Italia, Brasil, Uruguai e Tunísia.