Genebra - A Coréia do Sul concordou que tabaco e a publicidade relacionada serão proibidos nas partidas da Copa do Mundo de 2002, informou na terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), que está liderando uma campanha global contra o tabaco, ainda está negociando com a outra sede da Copa, o Japão, informou uma porta-voz da OMS.
O diretor-geral da organização, Gro Harlem Brundtland, ex-premiê da Noruega e médico, e o ministro do Exterior e Comércio da Coréia do Sul, Han Seung-soo, vão discutir a decisão em Genebra.
``A Coréia do Sul e a OMS chegaram a um acordo para ter a Copa do Mundo de 2002 completamente livre de tabaco -- proibido fumar, proibido propaganda, etc.'', explicou a porta-voz da OMS, Daniela Bagozzi. ``O Japão ainda está em negociação''.
A OMS estima que quatro milhões de pessoas em todo o mundo morrem por ano de doenças relacionadas ao tabaco, como problemas do coração, câncer e doenças do pulmão.
Eles prevêem que o número vai continuar a aumentar, com mais e mais vítimas em países pobres, onde grandes empresas de tabaco têm concentrado seu marketing.
A Copa do Mundo de 2002 começa no dia 31 de maio, o que coincide com o Dia Mundial Sem Tabaco, lançado há uma década pela ONU. O tema da campanha de controle de tabaco da OMS para o próximo ano será Esportes Livres de Tabaco.