Nova Delhi - Cerca de 200 tibetanos fizeram uma passeata em Nova Délhi, capital da Índia, na quarta-feira, em protesto contra a candidatura de Pequim para sediar as Olimpíadas de 2008 e contra as violações chinesas aos direitos humanos.
Os manifestantes do Congresso Jovem Tibetano entregaram um memorando a um membro indiano do Comitê Olímpico Internacional (COI), pedindo à entidade que não considere a candidatura de Pequim. Paris, Toronto, Osaka e Istambul são também candidatas.
O protesto foi o mais recente de uma série de manifestações contra a candidatura de Pequim, considerada a favorita para a votação que acontecerá no dia 13 de julho em Moscou.
``O COI deveria lembrar que um dos fundamentos das Olimpíadas é o respeito pelos direitos humanos'', disse à Reuters Jamyang, membro do Congresso Jovem Tibetano.
O Dalai Lama, líder espiritual exilado do Tibet, já disse que a China deve receber os Jogos somente se obtiver progresso na causa dos direitos humanos.
Milhares de tibetanos fugiram para a Índia junto com o Dalai Lama nove anos depois que as tropas chinesas invadiram o Tibet em 1950.