Rio - A Seleção masculina de basquete venceu na noite deste sábado a equipe do México por 109 a 91 (65 a 50 no primeiro tempo) e conquistou o título invicto do Torneio Internacional de Toluca. O cestinha da partida foi o ala-pivô Guilherme, com 33 pontos. Nas duas primeiras rodadas, os brasileiros derrotaram a Republica Dominicana (93 a 80) e a seleção mexicana universitária (108 a 48). O saldo da excursão ao México foi de cinco vitórias e apenas uma derrota, em seis jogos.
“Mais importante do que os resultados e o título em Toluca foi a oportunidade de poder observar novos jogadores no time principal e dar experiência internacional para eles. Eles se comportaram muito bem, aproveitando a oportunidade de mostrarem o seu valor.”
Com relação ao confronto que decidiu o torneio, o técnico destacou a postura do time durante os 40 minutos. “Fizemos um jogo forte na defesa e mantivemos um ataque disciplinado. O Guilherme (33 pontos) e o Helinho (27) estiveram perfeitos nos arremessos e os pivôs foram firmes na marcação e dominaram amplamente os rebotes.”
O Brasil venceu com Helinho (27), Vanderlei (7), Jeferson (2), Nenê (3) e Sandro (11). Depois: Guilherme (33), Alex (3), Valtinho (7), Renato (5),Estevam (1), Tiagão (8) e Anderson (2).
O grupo que disputou a competição em Toluca chega à São Paulo nesta segunda-feira e volta aos treinos já na quarta, em Ribeirão Preto (SP), quando Hélio Rubens começa a definir a equipe que vai disputar o Campeonato Sul-Americano, no Chile, entre os dias 20 e 29 deste mês.