Rio - Embalados pela conquista do título da quinta etapa do circuito italiano de vôlei de praia, no último domingo, em Terracina, Márcio e Luizão são fortes candidatos a garantir uma das oito últimas vagas colocadas em jogo no qualifying do torneio da Itália do Circuito Mundial, o quinto da atual temporada. O classificatório começará nesta quarta-feira, em Lignano Sabbiadoro, e Franco e Roberto Lopes são os principais adversários de Márcio e Luizão na briga pela classificação.
Em Terracina, Márcio e Luizão quebraram um tabu: pela primeira vez uma dupla estrangeira venceu uma etapa do circuito italiano - Marcelo e Cândido foram quartos e nonos colocados em 98, Paulão e Rodrigo terminaram na quinta e nona posições em 99, os argentinos Salema e Baracetti ficaram em quarto lugar em 98, e os norte-americanos Chapman e Ryan foram vice e terceiros colocados em 98 e 99. Na final, domingo, Márcio e Luizão derrotaram Lequaglie e Bua, da Itália, por 2 sets a 0.
No último confronto, em Stavanger, na Noruega, etapa vencida por Tande e Emanuel, Franco e Roberto Lopes venceram Márcio e Luizão no play-off válido pela classificação para o torneio principal. Setenta e uma duplas, representando 31 países, estarão disputando o qualifying em Lignano Sabbiadoro. A dupla brasileira classificada - a definição será na quinta-feira -, se juntará a Tande/Emanuel, Ricardo/Loiola e Paulão/Bella. O torneio principal comeárá na sexta-feira.
Após quatro etapas do Circuito Mundial, Tande e Emanuel dividem a liderança do ranking mundial com os irmãos suíços, Martin e Paul Laciga.