Rio - O Museu Internacional do Futebol, nova atração turística do Estádio do Maracanã, começa a tomar forma hoje, com a instalação das estruturas metálicas, fabricadas em São Paulo. O trabalho deve ficar pronto até 20 de agosto. O próximo passo será a parte elétrica, seguida das instalações hidráulicas, o revestimento em vidro e, por fim, os equipamentos e estandes.
A previsão da Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj) é inaugurar o museu em janeiro de 2002. Orçado em R$ 4,5 milhões, ele terá quatro mil metros quadrados e os mais modernos recursos tecnológicos para mostrar e preservar relíquias, imagens, símbolos e troféus que vão contar, desde os tempos medievais, a história do futebol.
As torres de acesso já estão prontas. Na entrada, haverá um portal monumental, com acesso por elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Além da mostra permanente, o museu vai dispor de biblioteca e filmoteca especializadas, setor de pesquisa e auditório para 300 pessoas. Na torre central, funcionarão uma praça de alimentação, lojas e cafeteria/restaurante.