Rio - Se depender do retrospecto, o Brasil tem tudo para estrear com uma boa vitória sobre o México, nesta quinta-feira, às 21h45, pelo grupo B Copa América, na Colômbia.
Em 26 jogos disputados ao longo da história, os brasileiros venceram os mexicanos 18 vezes, sendo que 11 vitórias foram obtidas em campo neutro, assim como Cali, que será a sede do grupo B na competição. As duas equipes marcaram um total de 83 gols nos confrontos, mas 60 deles são da seleção canarinho.
Foram cinco empates e apenas três derrotas do Brasil. A única vitória mexicana em partida oficial aconteceu em 1999, pela Copa das Confederações. Na ocasião, a equipe brasileira perdeu por 4 a 3 sob o comando de Wanderley Luxemburgo. Daquele grupo, apenas o goleiro Dida está no elenco que disputa a Copa América.
A maior goleada da história do duelo foi de 5 a 0, em duas ocasiões para o Brasil. A primeira delas na Copa de 54, na Suíça, e a outra em amistoso disputado na cidade americana de Los Angeles, em 1992.
Pela Copa América, os dois já se enfrentaram três vezes e os brasileiros venceram todos os confrontos: 3 a 2 (em 1997), 2 a 1 e 2 a 0 (em 1999).
A última partida foi disputada em 7 de março de 2000, no estádio Jalisco, e terminou empatada em 3 a 3. Do grupo que está em Cali, apenas o meio-campo Emerson entrou em campo naquela disputa. Os gols brasileiros foram marcados por Romário, duas vezes, e Edílson.
A chave do Brasil na Copa América conta ainda com as seleções do Paraguai e do Peru. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas-de-final, ao lado dos dois melhores terceiros colocados nas três chaves.