São Paulo – Os brasileiros deram vexame no GP de Toronto de F-Indy disputado neste domingo. O melhor piloto do país foi Maurício Gugelmim, que acabou em sétimo. A prova foi vencida pelo norte-americano Michael Andretti.
Tony Kanaan teve problemas com seu carro na última volta, mas, mesmo assim, se classificou em 10º. Roberto Pupo Moreno completou o trio de brasileiros que chegaram ao fim da prova e foi o 11º e último. 15 dos 26 carros que largaram não completaram a corrida.
Gil de Ferran, que largou na pole, manteve a liderança na largada e ficou na frente no maior número de voltas, levando para casa o ponto extra. Mas o brasileiro teve problemas e abandonou.
Hélio Castro Neves também chegou a liderar, mas o motor de seu carro estourou, forçando o abandono. Bruno Junqueira e Christian Fittipaldi se envolveram num acidente quando brigavam pela quarta posição e deixaram a prova também.
Max Wilson e Cristiano da Matta foram os outros pilotos do país que não completaram a corrida.
No final, o canadense Alex Tagliani terminou em segundo e o mexicano Adrian Fernandez, em terceiro.
Andretti conquistou a 41ª vitória de sua carreira e a sétima no GP de Toronto, resultado que lhe valeu a vice-liderança do campeonato com 73 pontos, 11 a menos que o líder Kenny Brack, que abandonou a prova e continua com 84.
O brasileiro Hélio Castroneves está em terceiro na classificação, com 70 pontos. A próxima etapa será disputada no circuito oval de Michigan, no próximo domingo.