Santo André - O esporte é a resposta. Foi o que disse o ex-pugilista Éder Jofre, que foi padrinho de lançamento do projeto de boxe "Ruas de Ouro - Descobrindo Ídolos Olímpicos", lançado neste final-de-semana no Clube União Lira Serrano, em Paranapiacaba, distrito de Santo André, São Paulo. O projeto tem o objetivo de tirar crianças das ruas por meio do boxe, e as primeiras turmas começarão a aprender o esporte a partir de agosto.
"Este programa é um exemplo de política esportiva que falta a outras prefeituras e aos governos das esferas estadual e federal. A juventude gosta de esporte, mas não tem onde aprender e praticar. Aí está a resposta para tirar tantas crianças e adolescentes das ruas, e ensinar-lhes cidadania. E o boxe, ao contrário do que pensam, é um esporte disciplinador, com muitas regras", disse Éder Jofre.
O projeto conta com o apoio da Confederação Brasileira de Boxe e está sendo implementado pela Sub-Prefeitura de Paranapiacaba, pretendendo favorecer menores de 12 a 17 anos. A coordenação do programa ficará a cargo do técnico da Seleção Brasileira, João Carlos Soares, e as aulas serão dadas pelo professor cubano Juan Francisco Garcia.