Rio - Os triatletas Carla Moreno e Juraci Moreira embarcam nesta quarta-feira, à noite, para Edmonton, no Canadá, onde disputarão o Campeonato Mundial, no próximo domingo, nas distancias olímpicas (1,5 quilômetros km de natação; 20 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida). A prova vale pontos para o ranking mundial, classificatório para as Olimpiadas de Atenas, em 2004, e distribuirá US$ 165 mil em premios - cerca de R$ 330 mil.
Carla Moreno, bicampeã do Troféu Brasil (98/99) e líder do torneio nesta temporada, é uma das favoritas entre as mulheres. Ela lutará por um lugar no pódio com as principais triatletas da atualidade. Entre elas, Loretta Harrop (AUS),primeira do ranking; Siri Lindley (USA), segunda; Michelle Jones (AUS), terceira, além de Barbara Lindquist (USA), destaque na natação, Nicolle Hackett (AUS), campeã Mundial/00 e Carol Montegomery (CAN), uma das melhores corredoras da atualidade; e a brasileira Sandra Soldan, 22ª do ranking.
“Esta semana encerro meus treinamentos. Lá no Canadá será apenas manutenção. As provas que tenho participado no Brasil tem servido como preparação para o Mundial. O saldo é bom, já que venci algumas e subi ao pódio em todas. Isso me deixa mais tranqüila. Este ano, espero melhorar minha colocação no mundial (ficou em 16o lugar em 2000) e terminar a temporada entre as 20 melhores do ranking”, disse.
Juraci Moreira, bicampeão brasileiro (1998/2000), também representará o Brasil em Edmonton. E para alcançar seu objetivo de conquistar uma boa colocação, o triatleta terá de enfrentar feras como Hamish Carter (NZL); primeiro do mundo, Simon Lessing (GBR), quatro vezes campeão do mundial; e Chris McCormack (AUS), terceiro do ranking.