Rio - O Flamengo terá mais uma oportunidade para confirmar a boa temporada que vem realizando. Depois de conquistar o tricampeonato estadual e a Copa dos Campeões, o Rubro-negro começará neste sábado a sua luta por mais um título neste ano. O desafio agora será na Copa Mercosul, na qual a equipe estreará contra os uruguaios do Nacional, às 15h, no Mané Garrincha, em Brasília.
No Grupo B da competição, o time rubro-negro também terá pela frente o Olimpia, do Paraguai, e o San Lorenzo, da Argentina. O sistema de classificação é o mesmo do ano passado. Ou seja, classificam-se os campeões dos cinco grupos e os três melhores segundos colocados.
Na última disputa do torneio, o Flamengo foi eliminado na segunda fase pelo River Plate, em Buenos Aires. Naquela ocasião, o time do técnico Zagallo perdeu o jogo por 4 a 3 e o cabeça-de-área Leandro Ávila, que foi expulso e não poderá enfrentar o Nacional. Jorginho será o seu substituto depois de se recuperar de uma gripe.
Com o empréstimo do zagueiro Gamarra para o AEK, da Grécia, o recém-contratado Gilmar fará sua estréia no Rubro-negro. Ele terá como companheiro de zaga Fernando, já que Juan está servindo à Seleção Brasileira na Copa América. Outra ausência sentida é a do atacante Edílson. O jogador apareceu esta semana na Gávea fortemente gripado e nem sequer seguiu com a delegação para a capital federal.
A maior novidade no Nacional será a presença do atacante hondurenho Milton Núñez. O jogador atuou pelo clube uruguaio em 1998 e 99 e estava no Sunderland, da Inglaterra. O técnico Hugo De León deposita sua confiança em Núñez e acredita num bom resultado fora de casa, mesmo com o seu time não indo bem nos dois jogos que disputou como preparação para a Mercosul. O Nacional realizou amistosos contra equipes paraguaias: empatou em 2 a 2 com o Libertad e perdeu para o Sol de América por 1 a 0.