Fukuoka (Japão) - Ian Thorpe levou sua segunda medalha de ouro no mundial de natação realizado em Fukuoka, no Japão. Thorpe liderou a equipe australiana no revezamento 4 por 100 metros livre neste domingo para subir mais uma vez ao topo do pódio.
Já a equipe brasileira, formada por Gustavo Borges, Edvaldo Silva, Rodrigo Castro e Carlos Jayme, que brigava pelo bronze, acabou sendo desclassificada depois que o último pulou para a piscina com um tempo de reação de três centésimos de segundo abaixo do permitido.
"Já passamos por coisas piores. Um exemplo foi o Mundial em Piscina Curta, em 97, quando conquistamos a medalha de bronze e fomos desclassificados pelo mesmo motivo. É sempre muito desagradável ser desclassificado já que existe todo um trabalho muito sério por trás de cada atleta. Nós treinamos bastante as passagens de revezamento, mas acredito que o que aconteceu foi fruto da ansiedade pela busca do melhor resultado. Não é a primeira vez e nem será a última que isso acontecerá com nadadores do Brasil e do mundo todo", disse o técnico Ricardo de Moura.
A Austrália conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sydney, no ano passado, em uma tremenda batalha contra os Estados Unidos, que desta vez, em Fukuoka, ficou apenas com o terceiro lugar, e ainda foi desclassificado por erro no revezamento.
Thorpe, que havia quebrado seu próprio recorde mundial nos 400 metros livres uma hora antes, liderou a equipe no último sprint do revezamento e competiu diretamente com o campeão olímpico dos 100 metros, o holandês Pieter van den Hoogenband, que deixou o norte-americano Jason Lezak a ver navios.
A Austrália venceu com o tempo de 3min14seg10, a menos de 0,30 segundo do recorde mundial que bateram em Sydney, com 3min13seg56.
A medalha de prata ficou para os holandeses que fizeram o tempo de 3min14seg56.
Os norte-americanos, que dominaram os mundiais durante oito anos, marcaram 3min15seg29, mas com a desclassificação da equipe, a Alemanha ficou com o bronze com 3min17.52segs.
A Austrália começou com Michael Klim, que abriu uma boa vantagem em cima das outras equipes. Ashley Callus, Todd Pearson e Thorpe completaram o triunfo, que agora é australiano.