Rio - O XX Troféu Brasil Caixa de Atletismo definiu a equipe brasileira que vai ao Campeonato Mundial de Edmonton, de 3 a 12 de agosto. O país mandará ao Canadá 20 atletas (14 em provas individuais e mais seis só para os revezamentos 4x100m e 4x400m), contra 14 no último Mundial, em Sevilha (1999). A definição do grupo saiu depois da reunião do conselho técnico da CBAt, após o encerramento da competição. A novidade foi a confirmação do 4x400m, que terá a presença de Sanderlei Parrela, Claudinei Quirino da Silva, Eronildes Nunes de Araújo, que já estavam garantidos em provas individuais, além de Flávio Godoy, Anderson Jorge de Oliveira e Valdinei Abílio da Silva.
“Reunimos o conselho e decidimos pela ida da equipe. O Luiz Alberto de Oliveira, técnico do 4x400m, garantiu que o Sanderlei vai estar em forma no Mundial. Já o Eronildes está recuperando sua forma, enquanto o Claudinei quer disputar também essa prova. Como dois outros atletas (Godoy e Anderson) fizeram o índice A da Federação Internacional, resolvemos levar mais essa equipe”, disse o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo.
Luiz Alberto, por seu lado, está confiante no desempenho da equipe no Mundial. Para ele, o grupo tem boas chances de garantir vaga na final:
“O revezamento é uma prova complicada. Precisamos ver primeiro o desempenho das equipes nas semifinais. De qualquer forma, nossa expectativa é de chegar à final”, comentou o treinador.
Já no 4x100m, a boa notícia foi a melhora apresentada por Raphael Raymundo de Oliveira. Depois da contusão muscular que sofreu no músculo posterior da coxa esquerda nas semifinais dos 200m, o atleta já caminhava bem neste domingo e garantiu não sentir dores no local:
“Estou em tratamento intensivo, à base de gelo e antiinflamatório, e já melhorei bastante. Talvez nem seja necessário o exame de ressonância magnética. Vou estar presente no Mundial”, garantiu.
Caso Raphael confirme a recuperação, o 4x100m brasileiro será formado pelo mesmo grupo que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney: Claudinei, André Domingos, Edson Luciano Ribeiro, Vicente Lenílson, Cláudio Roberto de Souza e o próprio Raphael. Augusto César de Oliveira Santos ficará de sobreaviso para a eventual ausência de Raphael.