Rio - A Ulbra/Chevrolet (RS) goleou a ACBF/Carlos Barbosa (RS) por 7 a 3 no primeiro jogo das finais da Liga Futsal 2001, na tarde deste domingo, no ginásio Tesourinha, em Porto Alegre.
Com o resultado, o time de Canoas (RS) precisa de apenas um empate fora de casa, no próximo domingo, no segundo confronto das finais para sagrar-se tricampeão da competição. A equipe de Carlos Barbosa (RS) precisa vencer para forçar uma nova partida.
A ACBF/Carlos Barbosa iniciou o jogo marcando sobre pressão e os primeiros cinco minutos o seu domínio foi absoluto. Aos 4min40s, Fininho, ainda em sua quadra, lançou Ronaldo, que entrou dentro da área, driblou o goleiro Tiago e empurrou para o fundo da rede.
Apesar da desvantagem, a Ulbra/Chevrolet melhorou seu posicionamento em quadra, criou várias chances, mas só empatou aos 17min40s. Lenísio bateu uma falta, que desviou em Marquinhos e sobrou para Paulinho marcar sozinho dentro da área. Em seguida, aos 18min01s, num contra-ataque, Lenísio chutou e no rebote do goleiro Lavoisier virou a partida. Em outra jogada de velocidade, aos 19min54s, o mesmo Lenísio - artilheiro isolado da competição, com 25 gols - chutou rasteiro e ampliou: 3 a 1.
Na primeira jogada da etapa final, aos 20 segundos, Lenísio passou para Tatu. Fininho tentou interceptar e acabou fazendo contra. Precisando do resultado, a ACBF/Carlos Barbosa se lançou ao ataque e Chupeta diminuiu aos 1min49s. A Ulbra/Chevrolet não se desesperou e acabou marcando mais dois: aos 6min54s, com Tatu, e aos 10min34s, com Ciço. Aos 11 minutos, Lenísio (Ulbra/Chevrolet) e Gabriel (ACBF/Carlos Barbosa) se envolveram numa confusão, foram expulsos e estão fora da segunda partida das finais da competição. Em seguida, Índio, aos 12min49s, marcou seu único gol no confronto. O time de Carlos Barbosa continuou tentando diminuir a diferença, mas num contra-ataque, aos 17min29s, Tatu definiu a partida.