Juiz salva Brasil de goleada, e Seleção cai fora
|
|
Zagueiro Juan divide bola com defensor Bermudez |
Segunda-feira, 23 Julho de 2001, 23h54
São Paulo – A Seleção Brasileira saiu da Copa América com mais um vexame. Nesta segunda-feira, o time do técnico Luiz Felipe Scolari perdeu para Honduras por 2 a 0, em Manizanes, na Colômbia, e caiu nas quartas-de-final da competição.
O placar só não foi maior porque o árbitro Ubaldo Aquino anulou um gol legal do time da América Central no segundo tempo. O primeiro gol ainda foi contra, de Belletti.
Na próxima fase, Honduras, que foi convidada para entrar no lugar da Argentina, enfrenta a Colômbia, que eliminou o Peru. O jogo será na próxima quinta-feira, novamente em Manizanes.
O técnico Felipão, que não pôde ficar no banco por ter sido expulso contra o Paraguai, armou o time com três zagueiro e dois volantes. A equipe foi orientada no gramado pelo coordenador-técnico Antônio Lopes. Com tantos marcadores, a Seleção não teve ataque no primeiro tempo. Denílson tentava jogadas individuais, mas estava bem marcado. Com Alex apagado, a bola sobrava principalmente para Eduardo Costa armar as jogadas, que não saíam. Para piorar, os laterais Belletti e Júnior erraram muito.
No meio de tantas falhas, destacaram-se positivamente algumas tabelas entre Alex, Guilherme e Denílson, além de bons lances de Juan na zaga.
O primeiro chute ao gol foi feito por Alex, aos 10min. Ele limpou a zaga e bateu forte, de pé esquerdo. O goleiro Valladares espalmou. A partir dos 25min, o time hondurenho começou a dominar a partida. Aos 26min, Garcia entrou driblando na defesa brasileira e bateu forte. Marcos defendeu.
O Brasil respondeu aos 37min. Alex tocou para Guilherme, que devolveu. O meia chutou forte, Valladares defendeu em uma bela jogada.
Para o segundo tempo, Felipão mudou o esquema tirando o zagueiro Luisão e Alex, colocando os meias Juninho Paulista e Juninho Pernambucano. A equipe melhorou. Logo na primeira jogada, Juninho Paulista entrou com velocidade na área e chutou. Valladares espalmou.
Mas a defesa vacilou e a Seleção foi castigada. Aos 12min, León dominou com tranqüilidade dentro da área e cruzou. Martinez cabeceou, a bola bateu na trave e Belletti colocou para dentro. Quatro minutos depois, o time hondurenho aumentou, mas o árbitro paraguaio Ubaldo Aquino errou e anulou. Perez cruzou da esquerda, a bola desviou e entrou. O juiz marcou que a bola saiu antes do cruzamento.
No desespero, Felipão colocou Jardel no lugar de Eduardo Costa. Nervoso, o time não acertou mais nenhuma jogada. Ainda deu tempo do capitão da Seleção, Emerson, ser expulso, aos 36min, depois de se desentender com Perez, que também levou o vermelho.
No contra-ataque, Honduras ampliou. Aos 49min, Perez arrancou sozinho até a área do Brasil e tocou para Martinez, que só empurrou para as redes.
Redação Terra
|