Hockenheim (Alemanha) O brasileiro Antonio Pizzonia (Petrobras) ganhou a nona prova do Campeonato Internacional de Fórmula 3000, o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 3000, este sábado no circuito de Hockenheim.
Mas, depois da vitória, numa dura luta contra o britânico Justin Wilson (Nordic), líder da classificação, e contra seu compatriota e companheiro de equipe, Ricardo Sperafico, Pizzonia teve uma desagradável surpresa. Era a bandeira britânica, a Union Jack, que tremulava no céu do circuito e o hino desse país, o "God save the Queen", o que foi colocado para festejar sua vitória.
Os organizadores se confundiram porque o brasileiro corria com uma licença britânica. "Vou ter que mudar de licença", disse Pizzonia.
Mas isso não abalou a alegria do vencedor, autor de uma corrida agressiva. Nono na largada de saída, Pizzonia foi para o segundo lugar já na primeira volta, pouco antes de ficar no comando, à frente de Wilson na terceira volta e de rodar direto para a vitória.
Na primeira volta, o australiano Mark Webber teve que abandonmar a corrida por causa de uma batida, enquanto que o checo Tomas Enge (Nordic), que lutava pela terceira posição, saiu da pista, oferecendo assim ao francês Sébastien Bourdais (DAMS) o quarto lugar.
Estes dois incidentes permitiram a Justin Wilson fazer um bom negócio. Quando faltam três corridas, o britânico conta com dez pontos de vantagem na classificação sobre seu adversário australiano e treze sobre Enge.