Futebol enche o bolso de hoteleiros na Colômbia
Domingo, 29 Julho de 2001, 09h11
Bogotá (Colômbia) - A Copa América de Futebol representou um grande alívio para a indústria hoteleira colombiana, que registrou quase 100% de ocupação em algumas cidades durante o campeonato - mais do que o dobro do ano passado -, segundo informou o governo local.
Segundo o diretor de turismo do Ministério do Desenvolvimento, Gustavo Toro, a ocupação em 2000 foi de 42%, durante o torneio, que começou em 11 de julho e termina neste domingo com a final entre Colômbia e México.
Segundo números da Associação Hoteleira da Colômbia, na primeira fase do campeonato, a ocupação das cidades de Barranquilla (norte), Medellin (noroeste) e Cali (sudoeste) aumentou uma média de 75%, 70% e 80%, respectivamente.
Na segunda fase da Copa América, disputada nas cidades de Pereira, Armênia e Manizales (centro-oeste) - as três formam a zona cafeeira -, os hotéis de quatro e cinco estrelas tiveram uma ocupação de mais de 90% e os de três estrelas conseguiram uma média de 60%, de acordo com a associação.
"A Copa América foi muito importante para a hotelaria colombiana, já que significou uma melhora da situação do setor há alguns meses", ressaltou o gerente da associação, Manuel Bermúdez.
France Presse
|