Rio - O Brasil encerrou sua participação no Mundial de Judô neste domingo sem conquistar nenhuma medalha. Apesar do resultado, o último dia de combates em Munique (Alemanha) foi o melhor para os brasileiros, que conseguiram dois quintos lugares.
O primeiro deles veio com Daniel Hernandes, na categoria absoluto. O judoca venceu suas duas primeiras lutas, surpreendendo o alemão Frank Moeller, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA), mas perdeu as duas seguintes e terminou a competição em quinto.
No feminino, também na categoria absoluto, Priscila Marques repetiu a trajetória de Hernandez na fase de classificação. Na etapa seguinte, conseguiu duas vitórias, perdeu o terceiro combate e caiu para a repescagem. Priscila teve de vencer outras duas lutas para chegar à disputa do bronze, mas foi derrotada pela chinesa Wen Tong e teve de se contentar com o quinto lugar no Mundial.
Outros três brasileiros competiram neste domingo. Na categoria ligeiro, o novato João Derly conseguiu mais um sétimo lugar. No feminino, Andrea Berti conseguiu uma vitória surpreendente sobre a belga Ann Simons (bronze na Olimpíada de Sydney-2000), mas ficou longe das medalhas: foi eliminada na repescagem pela polonesa Anna Zemla.