Edmonton (Canadá) - A atleta romena Gabriela Szabo, campeã olímpica dos 5000 metros, ameaça não disputar o Mundial de Atletismo de Edmonton caso a russa Olga Yegorova seja autorizada a participar da mesma competição.
"Não devem permitir a sua participação. Isto não está certo e não participarei se Yegorova correr", disse Szabo, que chega a dormir 17 horas por dia durante o período de competições, sobre a atleta russa, que foi pega em um exame antidoping em julho passado.
O presidente da Federação Francesa de Atletismo (FFA), Bernard Amsalem, confirmou na quinta-feira passada o resultado positivo para etitropoyetina (EPO) no exame antidoping de Yegorova realizado no meeting de Paris/Saint-Denis, no dia 6 de julho.
"Se ela correr, não correrei, porque ela foi pega em um exame de doping", disse Szabo sobre a possível participação de Yegorova,
Szabo, de 25 anos, perdeu as duas últimas provas desta temporada para Yegorova.
A polêmica em relação a Yegorova está no fato de que o teste antidoping no meeting de Paris/Saint-Denis foi realizado pelos organizadores do torneio, e não pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Yegorova questiona a legalidade do controle antidoping realizado no meeting francês, afirmando que ele foi feito ilegalmente e que também ocorreram problemas com a contraprova.