São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten conseguiu a vingança em cima do americano Andy Roddick. Depois de ser eliminado no Masters Series do Canadá na última quinta-feira pelo rival, Guga deu o troco nesta segunda-feira em partida pela primeira rodada do Masters Series de Cincinnati. As parciais foram de 7/6 (7/3) e 6/1.
O tenista número 1 do mundo só volta à quadra na quarta-feira. Irá encarar o vencedor da partida entre o alemão Tommy Haas e o americano Chris Woodruf, que se enfrentam nesta terça-feira.
Haas, que chegou às semifinais do Masters Series do Canadá e abandonou o jogo contra o romeno Andrei Pavel alegando contusão, assistiu o duelo entre Guga e Roddick nesta segunda-feira ao lado da tenista russa Anna Kournikova. A musa foi vice-campeã em duplas no Torneio de San Diego no domingo e resolveu dar uma força a Guga.
Roddick manteve sua estratégia de usar e abusar do saque contra Guga. Porém, não teve o mesmo aproveitamento no primeiro saque. Já o brasileiro mudou sua estratégia. Passou a colocar as bolas na quadra com menos força, o que obrigava o americano a se esforçar mais para tentar manter o jogo veloz e ir à rede com freqüência.
A tática surtiu efeito para Guga, que chegou a ter três chances de quebrar o saque do americano logo no começo. Não conseguiu aproveitar. Roddick se complicou ainda por causa de uma contusão no pé esquerdo. Teve que chamar o fisioterapeuta à quadra, mas prosseguiu na disputa.
Mesmo assim, o americano conseguiu manter seus serviços. O set foi para o tie-break. Na hora da decisão, Guga, que já vinha jogando melhor, se impôs por 7 a 3 fechando primeiro set após 54min.
Desanimado, o americano teve seu serviço quebrado logo no começo do segundo set e deu sinais de que não conseguia se movimentar como deveria na quadra por causa da contusão no pé esquerdo. Guga soube se aproveitar da vantagem para chegar à vitória.
O brasileiro, líder da Lista de Entradas, tem 225 pontos a defender no torneio. Precisa chegar, pelo menos, às quartas-de-final, para não ver seu número de pontos no ranking diminuído.
Já nas Corrida dos Campeões, se chegar ao título Guga assumirá a liderança independentemente do resultado do americano Andre Agassi, que está na ponta do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).