Rio - O Brasil pode conquistar sua primeira medalha no
Mundial de Atletismo, que está sendo disputado em Edmonton, no Canadá, nesta terça-feira. A partir de 21h15min, começa a decisão da prova feminina do salto em distância, com a presença de Maurren Maggi - ela se classificou em segundo lugar nas eliminatórias.
"Maurren vive uma grande fase", disse o técnico Nélio Moura. "As vitórias deste ano na Europa deram confiança a ela", completou.
Para a atleta, o mais importante é conseguir um bom salto em uma das três tentativas a que tem direito para garantir um lugar entre as oito primeiras.
"Na qualificação, só acertei mesmo o terceiro salto (6m74cm), quando aproveitei o máximo de espaço", explicou.
A expectativa é de que a disputa pelas medalhas fique entre as atletas que conseguirem saltar na casa dos 6m80cm. As principais adversárias de Maurren devem ser a espanhola Niurka Montalvo, a italiana Fiona May e a russa Tatyana Kotova. Niurka é a atual campeã mundial - foi ouro em Sevilha, na Espanha, em 1999. Fiona foi a única a superar a brasileira na qualificação, com um salto de 6m80cm, e Tatyana é a líder do ranking da temporada, com 7m12cm. Uma das principais saltadoras da atualidade, a campeã olímpica Heike Drechsler (Alemanha), contundiu-se nas eliminatórias e desistiu da disputa.
Também nesta terça-feira, outros quatro brasileiros estréiam no Mundial. Às 12h45min, André Domingos e Claudinei Quirino disputam a preliminar dos 200m rasos, às 13h45min será a vez de Eronildes Nunes de Araújo, nos 400m com barreiras e às 21h15min, Márcio Simão de Souza corre os 110m com barreiras (a preliminar de segunda-feira, dia 6, foi cancelada).