Rio - Porto Rico x Lituânia, às 20h, e Brasil x Argentina, às 22h, abrem nesta sexta-feira o Torneio Super Four de Basquete, que será disputado em Buenos Aires, na Argentina. O técnico Hélio Rubens ainda não definiu o time que começa a partida, mas a Seleção deve entrar em quadra com Helinho ou Demétrius, Marcelinho, Vanderlei, Sandro e Anderson.
Nas duas vezes em que Brasil e Argentina se enfrentaram na temporada 2001, ambas pelo Campeonato Sul-Americano, os argentinos levaram a melhor: 64 a 60 no primeiro jogo e 76 a 69 na decisão do torneio.
“Este jogo não pode ser encarado como uma revanche do Sul-Americano. O time da Argentina estará reforçado com os jogadores que atuam na Europa mas não vai mudar a forma de jogar, porque eles têm um sistema tático definido, que independe dos atletas que estão em quadra”, afirma o ala Vanderlei. “Com certeza, vai ser um jogo difícil e que servirá de preparação para a Copa América na próxima semana”, completou.
Do atual grupo de 12 jogadores, apenas o pivô Sandro Varejão, o armador Demétrius e o ala Vanderlei participaram da Copa América de 1997, no Uruguai, quando os brasileiros terminaram em terceiro lugar. No Super Four do ano passado, o Brasil foi campeão invicto. “Nestes últimos dias fizemos um trabalho intensivo de arremessos e de contra-ataques. É claro que estamos um pouquinho ansiosos para dar tudo certo, mas a expectativa é a melhor possível”, disse o armador Demétrius.
TORNEIO SUPER FOUR
Local: Buenos Aires, Argentina
1ª Rodada - dia 10 de agosto (sexta-feira)
20h - Jogo 1: Lituânia x Porto Rico
22h - Jogo 2: Argentina x Brasil
2ª Rodada - Dia 11 de agosto (sábado)
16h - Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
18h - Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1
3ª Rodada - dia 12 de agosto (domingo)
16h - Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
18h - Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2