São Paulo - O comitê executivo da Fifa decidiu nesta sexta-feira que o próximo Mundial de Clubes terá 16 participantes. Porém, a decisão será ratificada no dia 1 de dezembro, em Busan, na Coréia, em outro encontro dos membros da Fifa.
A competição deveria ter sido realizada neste mês, mas, devido a falência da ISL, empresa que gerenciava a competição, o torneio foi cancelado. A Fifa decidiu que as 12 equipes que participariam da segunda edição do Mundial receberão US$ 750 mil de compensação. A Federação Espanhola, que abrigaria a competição, receberá US$ 1 milhão.
Não está garantido que o Mundial será realizado na Espanha, como estava previsto. Austrália, Egito, Inglaterra, Irã, Japão, México, Quatar, Arábia Saudita, Tunísia, Uruguai e os Estados Unidos entraram na briga para sediar a competição.
O critério de classificação para a competição, a sede e a fórmula de disputa serão anunciadas na reunião de dezembro. Apesar de contar com o dobro de participantes da primeira edição, a presença do Corinthians, atual campeão, não está confirmada.