São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten se vingou do inglês Tim Henman e garantiu vaga na final do Masters Series de Cincinnati, nos EUA. Guga venceu o tenista que o havia eliminado na semifinal do ano passado por 2 a 1, com parciais 6/2, 1/6 e 7/6, na partida que só foi encerrada neste domingo mais de 17 horas de ter começado, já que houve uma interrupção na noite de sábado por causa da chuva.
O adversário do atual campeão de Roland Garros na decisão, marcada ipara as 14h deste domingo, será o australiano Patrick Rafter, que bateu o seu compatriota Lleyton Hewitt por 2 sets 0 (6/4 e 6/3). Guga, que na sexta havia unificado a liderança da Corrida dos Campeões e do ranking de entradas ao se classificar para a semifinal, já enfrentou o seu rival deste domingo cinco vezes e levou a melhor em três. O último confronto aconteceu na disputa da Copa Davis deste ano, em Florianópolis. No saibro, o brasileiro, que vencia por 4/6, 6/4, 7/6 e 2/1, se beneficiou do abandono de Rafter. No único duelo em quadra rápida de cimento (a mesma de Cincinnati), o nº 1 do mundo foi derrotado por 2 a 0 (7/6 e 6/4), em 2000, em Hong Kong.
As paralisações por causa da chuva marcaram a partida deste sábado. Henman iniciou sacando, às 20h15 de sábado, e após o brasileiro fazer 0/30, começou a chover forte. Os dois tenistas foram para o vestiário, chegaram a voltar minutos depois, mas a chuva atingiu Cincinnati novamente quando eles faziam aquecimento.
Após quase duas horas e meia, a partida pode ser reiniciada. Guga conseguiu um quebra logo no primeiro game e era melhor que o inglês, oitavo no ranking de entradas e na Corrida dos Campeões. O brasileiro voltou a obter o uma quebra no sétimo game e fechou o primeiro set.
No segundo, a história se inverteu. Foi Henman quem quebrou o saque de Kuerten no quarto e sexto games. Quando vencia por 5 a 1, voltou a chover. Depois de cerca de duas horas, os organizadores decidiram pelo adiamento do confronto para domingo.
O jogo recomeçou às 12h45 deste domingo. Henman manteve o seu saque e fechou o segundo set, empatando o confronto. No terceiro, Guga chegou a conseguir uma quebra no sexto game, mas tomou o troco em seguida. A decisão foi para o tie-break e o brasileiro venceu por 7/4.