Rio - O Brasil terá quatro duplas de vôlei de praia numa das mais importantes competições mundiais. Além de Tande/Emanuel e Adriana Behar/Shelda, o Brasil será representado também por Loiola/Ricardo e Sandra/Tatiana no Goodwill Games - Jogos da Amizade - entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro, em Brisbane, na Austrália. Isto graças ao wild-card, concedido às duas últimas duplas pela Federação Internacional de Volley-Ball (FIVB). Dezesseis duplas masculinas e 16 femininas estarão brigando pelo título em suas respectivas modalidades.
As quatro duplas brasileiras buscarão manter a hegemonia do país na competição. Na última edição, em Nova Iorque, em 98, Shelda/Adriana Behar e Guilherme/Pará foram os campeões. A estréia do vôlei de praia no Goodwill Games aconteceu em 94, em São Petersburgo, na Rússia, e o Brasil foi vice-campeão com Adriana Samuel e Mônica Rodrigues, enquanto Emanuel e Aloísio terminaram na quinta colocação.
Nesta segunda-feira, a FIVB divulgou o novo ranking de vôlei de praia após as etapas do Japão (feminino) e Bélgica (masculino) do Circuito Mundial. Shelda e Adriana Behar seguem na liderança com 2.922 pontos. As norte-americanas Youngs e Fontana com 2.636 pontos. Sandra e Tatiana permanecem na terceira colocação, com 2.124 pontos. Jacqueline e Cláudia estão na 12ª posição, com 1.156 pontos.
No masculino, Tande e Emanuel também continuam em primeiro lugar. A dupla soma 2.938 pontos. Os irmãos suíços Martin e Paul Laciga permanecem na segunda colocação com 2.694 pontos. Os argentinos Baracetti e Conde estão na terceira posição, com 2.570 pontos. Loiola e Ricardo estão em quarto lugar, com 2.260 pontos. Zé Marco e Pará ocupam a oitava colocação, com 1.370 pontos, Paulão e Bella a 23ª posição com 700 pontos, e Franco e Roberto Lopes em 29º com 550 pontos.